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COMO EVITAR O STRESS PÓS-PARTO?

14 Fevereiro, 2017 0 comments

 

Após o nascimento do bebé, é normal que possa sofrer de ansiedade, insegurança, confusão, etc. Trata-se do stress pós-parto provocado pelas alterações da nova etapa e dos cuidados a ter com o recém-nascido.


“Não consigo fazer sozinha”, “sinto-me sobrecarregada”, “sinto um aperto no peito”, … são tudo sensações que muitas mamãs e papás de primeira viajem podem sofrer. A felicidade inicial com a chegada do recém-nascido vê-se rapidamente ofuscada pela fadiga, insónia, medo de estar a errada/o… Tudo isto se traduz pelo esgotamento emocional e físico, pela irritação, alterações de humor, discussões frequentes com o parceiro ou com a família e são sintomas que definem o stress pós-parto e que afetam a 50% dos pais e mães.

Para evitar o stress pós-parto, recomendamos:

  • Durma tanto quanto possa: Opte por fazer turnos com o seu parceiro para cuidar do bebé durante as noites. Aproveite qualquer momento do dia para descansar e tente adaptar os seus padrões de sono com os do recém-nascido.
  • Opte por uma alimentação equilibrada: A recuperação do parto, a amamentação e os cuidados com o bebé requerem um grande esforço físico da sua parte e por isso é importante acumular energias com uma dieta variada e saudável, comendo várias vezes ao dia.
  • Controle as visitas: Juntamente com o seu parceiro, organize as visitas dos familiares e amigos de modo a que recebam pequenos grupos num curto espaço de tempo.
  • Não entre em pânico: é normal o bebé chorar já que é a única forma que tem para comunicar e mostrar as suas vontades. O choro no entanto não significa que alguma coisa está mal. Pode ser que apenas tenha fome, sono ou apenas queira atenção.
  • Não se afaste: procure momentos para deixar o seu bebé com o seu parceiro ou algum familiar e tente sair a dar uma volta, ir às compras, combinar um café com as suas amigas, …”desconectar” um pouco do seu bebé irá ajudar a relaxar.
  • Procure conselhos: Fale com outras mães sobre como se sente, as suas dúvidas, as suas inseguranças, etc. Descobrirá que elas também passaram pelo mesmo e uma opinião de quem sabe poderá ajudar a encontrar soluções e a  olhar para esta etapa tão esgotante com outros olhos.
  • Aceite ajuda: quem disse que tem que fazer tudo sozinha/o? Deixe que os seus familiares, amigos ou vizinhos ajudem a cuidar do bebé, a limpar, a comprar, etc. Também pode contratar uma pessoa para isso.
  • Não “contagie” o seu bebé: um recém-nascido é muito sensível ao estado de espírito dos seus pais tanto que se está nervosa/o ele também vai estar. Relaxe e vai ver que irá sentir-se muito mais tranquila/o e as coisas sairam muito mais fáceis.

E finalmente, se após alguns dias o stress pós-parto não diminui, consulte o seu médico. Manter-se neste estado por muito tempo aumenta as probabilidades de cair em depressão pós-parto que é mais complicado de resolver.

Sentiu-se stressada após o parto? Partilhe connosco a sua experiência.

Imagem: Freedigitalphotos.net

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