AlimentaçãoAmamentaçãoAs nossas marcasConselhosCrescimentoDos 12 aos 18 meses

As vantagens das bombas tira leite e como usá-las corretamente

27 Junho, 2017 0 comments


Os extratores de leite são um dispositivo muito útil caso deseje estimular a produção de leite, aumentar a sua qualidade, extrair para armazená-lo ou compensar um excesso de produção de leite.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebé pois contém todos os nutrientes, proteínas e vitaminas necessárias para o seu correto desenvolvimento. Para além disso também promove a forte relação emocional entre mãe e filho sendo um dos momentos mais apreciados depois de dar à luz.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a amamentação materna até aos seis meses. Se não pode dar de mamar, então a amamentação artificial é uma alternativa válida para o seu bebé.

Porquê usar as bombas tira leite?
  • Bebés prematuros: Se o bebé é demasiado pequeno , está doente e não é possível receber o leite da mãe diretamente do peito, ao extrair o colostro ou o leite materno, o bebé poderá beneficiar dos nutrientes essenciais que contém.
  • Quando o bebé não quer agarrar o peito: Se o recém-nascido tem dificuldade em agarrar a mama, a extração pode ajudar a que o leite suba e a reduzir desta maneira a necessidade de ter que depender do leite de fórmula. Consulte o seu médico se tem dificuldades para que o bebé agarre o seu peito.
  • Caso deseje estimular a produção de leite e aumentar a sua qualidade: Tirar leite estimula a sua produção e assim quando for o momento para amamentar terá muita quantidade para oferecer ao seu bebé.
  • Para armazená-lo: Caso tenha que trabalhar ou outro compromisso também pode guardar o leite e assim o bebé poderá desfrutar dos beníficios nutricionais quando não pode estar com ele.
  • Para compensar o excesso de leite: Quando tem uma quantidade excessiva, ajuda a extrai-lo e guardá-lo para dar ao seu bebé e assim poder manter os laços afectivos com ele.

 

 Uso de uma bomba tira leite

Existem dois tipos de bombas: as manuais e as elétricas. As bombas tira leite manuais estão aptas para usos pontuais onde a extração de leite é limitada. Se a sua intenção é tirar leite de forma mais frequente e durante mais tempo, o melhor é optar por um extrator elétrico pois é mais cómodo.

Certifique-se mesmo assim que escolhe um extrator de leite cujas tetinas se ajustam corretamente ao tamanho do seu peito e que seja fácil de usar e limpar.

Com um pouco de prática, extrair o leite materno torna-se uma tarefa fácil no entanto é melhor esperar de quatro a seis semanas depois de dar à luz para que a amamentação esteja completamente estabelecida antes de começar a extrair o leite (a não ser que o seu médico recomende o contrário).

 
Antes de começar a usar a bomba tira leite:

Para evitar uma possível contaminação, deverá lavar bem as mãos com água e sabão antes de tocar em qualquer parte do extrator de leite. Tenha em conta que o leite materno é um “lugar de cultivo” excelente para qualquer bacteria assim, para maior segurança, quando montar o equipamento assegure-se também de não tocar com os dedos em nenhuma parte do extrator que vai a estar em contacto com o leite.

Enquanto utiliza a bomba tira leite:

Coloque-se numa posição cómoda como se fosse dar de mamar e molhe os bicos das mamas com água. Isso permite que a tetina tenha um ajuste mais hermético com a pele seca. De seguida, aplique o extrator no peito e acione-o. Deverá começar o processo com uma menor intensidade de sucção e logo aumentar à medida que vá fluindo o leite. Não necessita de pressionar excessivamente até sentir dor. Não se esqueça também que em função da quantidade de leite que tenha no momento, este processo poderá demorar uns minutos até que comece a fluir.

Enquanto esteja a utilizar o extrator, comprove visualmente que a tetina e o peito estejam bem ajustados e que o mamilo se mova de forma rítmica e regular, como quando dá de mamar. Não se recomenda que tire o leite com a bomba por mais de 15 minutos seguidos do mesmo peito, de modo que deve alternar o processo até obter a quantidade desejada.

Depois de usar a bomba:

Após finalizar a extração, desmonte e lave em seguida de acordo com as instruções do fabricante. Assim irá evitar que as bactérias se propaguem nos restos do leite que podem ficar. De seguida, poderá esterilizar as partes que o requerem e guardá-las bem tapadas até ao seguinte uso, para que se mantenham em perfeitas condições higiénicas.

Utiliza bomba tira leite? Funciona bem? Qual recomenda?

Também vai gostar de ler...

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.