ConselhosNossas marcas

Baby Led Weaning: Outra forma de ensinar o bebé a comer

7 Junho, 2017 0 comments

Quando o bebé inicia a alimentação complementar existem duas opções: preparar as papas e sopas seguindo a tabela de composição de alimentos ou experimentar o baby led weaning (“desmame conduzido pelo bebé”) que é cada vez mais popular.

Sabe o que é?

O baby led weaning, também conhecido como “desmame conduzido pelo bebé” é um método que se tornou muito popular através do livro que leva o mesmo nome Baby-led-Weaning de Gill Rapley e aparece como uma alternativa ao sistema tradicional de introdução de alimentos sólidos. O que propõe é prescindir da etapa das papas, sopas e da tabela de composição de alimentos e, em vez disso, começar a oferecer ao bebé pequenos pedaços de alimentos para que meta na boca e aprenda a comer sozinho. Esta prática é recomendada a partir dos seis meses, idade em que a Organização Mundial de Saúde recomenda começar a alternar a amamentação com a introdução de alimentos sólidos.

Acha que é algo revolucionário? Se refletirmos vamos ver que não é tanto: de acordo com os adeptos de este método, começar a comer é algo natural para os seres humanos e nos países onde não existem as papas e os robots de cozinha em grande quantidade, utiliza-se este método para ensinar as crianças a comer. Porém, triturar os alimentos e dar a comida misturada ao bebé é algo “antinatural” para os defensores do baby led weaning, pois obriga o bebé a habituar-se a texturas e sabores que não correspondem aos verdadeiros alimentos.

Na verdade, todos praticamos o baby led weaning quando damos ao bebé um pedaço de pão, uma bolacha para o entreter ou outros alimentos para ver se ele gosta. Também é de salientar que, de acordo com alguns testes, as crianças comem melhor quando são elas a escolher os alimentos.

 

São muitas as vantagens do Baby Led Weaning:

  • O bebé aprende a comer de uma forma muito mais natural.
  • Explora as texturas e os verdadeiros sabores dos alimentos.
  • Evita o trabalho que lhe dá a si preparar a papa do bebé.
  • O bebé come o que precisa sem ter a necessidade de o obrigar.
  • Desenvolve os sentidos e a motricidade.
  • Melhora a comunicação entre os pais e o bebé.
  • Integra o bebé nas refeições e faz com que ele/ela coma o mesmo que os adultos.

 

Contudo, as desvantagens do Baby led weaning também são significativas:

  • Ao comer com as mãos o bebé vai sujar-se mais facilmente.
  • É um método que exige paciência para adaptar-se ao ritmo do bebé.
  • Deve estar atento para evitar que a criança se engasgue.
  • Não é recomendado para bebés com alergias ou intolerâncias alimentares.
  • Nem todos os bebés se adaptam a este método de aprendizagem.

 

Como sempre, o melhor é usar o bom senso: se quiser experimentar o baby led weaning comece a dar ao bebé pequenos pedaços de comida com os quais não se possa engasgar. Introduza um novo alimento de cada vez para controlar a possibilidade de alguma reação alérgica e, combine o mesmo com o peito ou o biberão. E se não funcionar não insista pois cada bebé tem o seu próprio estilo e tempo e para muitos é melhor o método tradicional de comida baseada em papas e sopas. Além disso, lembre-se de consultar com o pediatra qualquer dúvida que tenha em relação à alimentação da criança.

 

Qual é a sua opinião sobre o baby led weaning? Acha que é uma boa solução ou prefere as papas?

Imagem cortesia de Serge Bertasius Photography/Freedigitalphotos.net

Também vai gostar de ler...

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.