ConselhosDoençasGravidez e partoPré e pós partoSaúde

Como combater a anemia durante a gravidez?

16 Agosto, 2017 0 comments

Cerca de 30% das grávidas padecem de anemia durante o período de gestação. Este transtorno consiste numa redução dos níveis de hemoglobina no sangue que são os glóbulos vermelhos que transportam o oxigénio desde os pulmões até ao resto do corpo. Como consequência desta doença estão sintomas como a debilidade, o cansaço, palidez, tonturas, palpitações ou dificuldade em respirar.

Deve saber que o feto apenas sofre caso a descida dos glóbulos vermelhos seja muito agressiva já que limita o feto de alimentar-se das reservas de hemoglobina da mãe. Apesar disso, deverá consultar o seu médico caso note algum destes sintomas de forma persistente e de modo a iniciar um tratamento para evitar que a anemia se agrave.

Neste sentido, e de forma a melhorar a produção de hemoglobina, é necessário ter os níveis recomendados de ferro, já que é este o mineral que regenera os glóbulos vermelhos. A anemia na gravidez deve ser tratada com a ingestão de alimentos ricos em ferro como carnes vermelhas e peixe. Convém também aumentar ingestão de frutas e outros alimentos com vitamina C pois facilita a absorção de ferro. O ácido fólico que a maioria das grávidas toma, também contribui para reduzir certos tipos de anemia.

Nos casos em que a anemia está num estado mais avançado, não basta ter uma alimentação rica em ferro para combatê-la e terá que tomar um suplemento alimentar rico deste tipo de mineral. Para isso, consulte primeiro o seu médico já que não é necessário tomar estes suplementos em todos os casos de anemia e resulta mais conveniente ajustar a alimentação que começar um suplemento ante os primeiros sintomas de fadiga. Além disso, muitas mulheres grávidas não digerem bem este tipo de suplementos. Se é o seu caso, poderá provar tomá-lo depois das comidas, ainda que reduza a sua eficácia, ou pedir ao seu médico que receite um protetor gástrico adequado.

Teve anemia durante a gravidez? Partilhe connosco a sua experiência

Imagem: duron123 / FreeDigitalPhotos.net

Também vai gostar de ler...

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.