CrescimentoDoençasDos 0 aos 6 mesesSaúde

O acne nos recém-nascidos

4 Agosto, 2017 0 comments

Alguns bebés apresentam nas primeiras semanas de vida umas borbulhinhas brancas ou amareladas que podem aparecer na cara ou nas costas. Conhece-se como acne neonatal e é bastante comum.

Trata-se de pústulas produzidas pela acumulação de gorduras nos poros. É um mecanismo parecido ao acne infantil já que estas borbulhinhas são provocadas pelas hormonas transmitidas pela mãe que estimulam a produção de glândulas sebáceas. Não confunda estas borbulhas com a crosta láctea ou a dermatites atópica, que são infeções cutâneas diferentes.

Apesar da sua aparência, este tipo de acne não é doloroso, não pica nem contagia a outros bebés como por exemplo aos irmãos. Assim, é mais preocupante para os pais que para os bebés, que não sentem nada. É importante saber que este acne não está relacionado com a alimentação do bebé.

Geralmente, as borbulhas desaparecem sozinhas ao final de umas semanas. Não deve coçar, rebentar nem aplicar nenhuma substância ou remédio caseiro pois pode deixar marcas na pele. O melhor tratamento é deixar a pele limpa para evitar infeções. Use um sabão neutro, uma esponja suave e evite também utilizar creme ou loções com “gordura” nas zonas afetadas já que podem provocar que as borbulhas se multipliquem.

Em alguns casos, as borbulhas podem manifestar-se em crianças de dois a seis anos de idade. Nesse caso, já não se trata de acne neonatal senão de acne comum. Convém consultar o pediatra já que é um aviso de um possível aparecimento de acne severo na puberdade, sobretudo se é um rapaz.

 O seu bebé teve acne neonatal? Quanto tempo durou?

 

Imagem: Tom Clare / FreeDigitalPhotos.net

Também vai gostar de ler...

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.