Dicas e sugestõesEntrevistamos aEntrevistasNossas marcas

Entrevistámos a Medela Espanha: “A melhor preparação para dar de mamar é sem dúvida as mães estarem muito bem informadas.”

1 Setembro, 2017 0 comments

Equipa Medela Espanha

A amamentação pode ajudar a criar uma ligação especial entre a mamã e o bebé. Até dar à luz a mamã não conhece os prós e contras deste momento bonito mas que também é difícil e que mais insegurança dá às mamãs. A Medela sabe que ter autoconfiança é um ponto chave para um periodo de amamentação feliz e sem problemas.

Ainda assim, a Medela conhece os problemas que podem derivar e, por isso, estão na vanguarda dos últimos avances em produtos relacionados com a extracção para facilitar a vida às mamãs. Estivemos à conversa com a equipa da la Espanha que nos meteram a par de todas as novidades.

Bebitus (B): São líderes no desenvolvimento da amamentação e os vossos pontos chave são a inovação e o cuidado da saúde da mamã e do bebé durante esta etapa. Como conseguem atender às principais necessidades do bebé?

Medela Espanha (M): Na Medela o nosso objectivo é promover a saúde da mãe e do bebé graças aos benefícios vitais do leite materno. Queremos apoiar as mães para que mantenham a alimentação com o leite materno o maior tempo possível assim como oferecer informação detalhada que lhes permita tomar uma decisão ponderada acerca dos seus objectivos de amamentação. Somos uma fonte de informação nesta área: damos workshops às mães, temos à disposição nossa App gratuita MyMedela com acesso a consultoras de amamentação, literatura de ajuda, entre muitas outras coisas. Além disso somos uma empresa que baseia todos os seus produtos sob uma investigação prévia.

B: Parece que uma mamã já nasce ensinada mas não é bem assim. A amamentação é complicada?

M: A amamentação é um processo natural mas, por outro lado, dar de mamar entre tantas outras coisas naturais hoje em dia, já não é o que habitualmente era e apesar de estar a melhorar nos últimos anos ainda há muitas grávidas que nunca viram um bebé desde a prespectiva de uma mãe. Também há muitos mitos que desanimam as mamãs a amamentar em vez de animá-las. A amamentação materna não é complicada no entanto é algo complexo e necessita de um tempo de adaptação.

B: Quais são as principais dúvidas das mamãs sobre dar de mamar?

M: Habitualmente quase todas as mães se preocupam se não produzem suficiente leite para o seu bebé. No entanto, isto não é para tanto já que nos primeiros dias o estômago do bebé é muito pequenino e estes satisfazem a sua fome com o colostro. Também o leite produz-se segundo um princípio de oferta e procura, ou seja, quanto mais se dá o peito, mais leite é produzido. Outras dúvidas frequentes são se influência o tamanho do peito na produção de leite ou quanto tempo poderá amamentar o seu filho.

 

B: Estão os hospitais bem preparados para ajudar as mamãs a dar de mamar?

M: Pelo que podemos observar pode-se melhorar a informação, a formação e aumentar os recursos do pessoal especialista no tema. É verdade que observamos um grande interesse a respeito deste tema por parte dos profissionais de saúde, e cada vez mais os hospitais estão cumprir o protocolo da IHAN (hospital amigo das crianças).

B: Quais são as doenças mais comuns quando se dá ao peito e como ajuda a Medela a preveni-las?

M: A mastite é a principal infecção que sofrem as mães, no entanto nós proporcionamos soluções de amamentação e tratamos de ajudá-los na melhor medida possível e recomendamos que consultem sempre o seu médico.

B: Os vossos funis adaptam-se a qualquer fisionomia de peito ou mamilo?

M: Somos a única marca que graças à investigação realizada proporciona tamanhos de funis e tetinas adaptáveis à anatomia do peito da mãe. Nem todos os peitos são iguais e essas diferenças notam-se por exemplo quando utiliza um extractor com um funil incorrecto que este no extrai suficiente leite.

B: O que é o biberão “Calma” e em que se diferencia do resto dos biberões que têm?

M:Medela juntamente com a University of Westerns Austrália investigou para encontrar uma solução que imite o comportamento natural de sucção do bebé permitindo assim uma transição simples do peito para o biberão e, mais importante, a volta ao peito a qualquer momento. Demonstrou-se que durante a amamentação cada bebé desenvolve um comportamento individual e específico de alimentação. O bebé bebe, faz pausas e respira ao seu próprio ritmo e, para que o leita flua melhor, deve criar um vazio. No entanto, nos biberões mais convencionais o leite flui sozinho sem que o bebé tenha que fazer nada. Isto dificulta a volta ao peito já que o bebé deve modificar o seu comportamento uma vez habituado à técnica do biberão. Com o Calma isto não acontece. O biberão Calma tem um sistema especialmente desenhado para a alimentação materna  à diferença dos biberões convencionais que apenas deixam fluir o leite quando o bebé cria um vazio.

Biberão Calma 150ml (disponível também com 250ml)

B: Quando devem as mamãs receber informação? Antes ou quando dão à luz?

M: A melhor preparação para dar de mamar é sem dúvida as mães estarem muito bem informadas. Quanta mais informação se tenha antes de dar a luz, maior probabilidade de êxito. Aparte de contar com o apoio da parteira e do obstreta durante toda a gravidez e após, também aconselhamos os grupos de apoio à amamentação uma vez a mamã dê à luz. É uma grande ajuda partilhar a experiência com outras mamãs que estão na mesma situação.

B: Obrigado por ceder-nos esta entrevista

M: Obrigado nós. Somos fãs da Bebitus!

Conheça todos os produtos Medela disponíveis na nossa web:

 

 

Também vai gostar de ler...

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.