DoençasSaúde

As otites nos bebés

5 Dezembro, 2017 0 comments

Durante os dois primeiros anos de vida é muito provável que o bebé tenha otites. Esta infeção é frequente em crianças e bebés, tanto no inverno, como resultado das constipações, como no verão, devido aos banhos no mar ou na piscina. Vamos saber mais sobre os quais sintomas e como tratar uma otite. 

Geralmente, uma otite é causada pela acumulação de líquido no ouvido médio ou no ouvido externo. Este líquido pode ser a mucosidade de uma constipação ou a água que entrou no ouvido, após o banho, quando não se seca bem o bebé. Quando o líquido se infeta, inflama a área afetada e produz uma dor aguda, às vezes acompanhada de dificuldades auditivas.

Se o bebé ainda não falar ele vai expressar a dor de ouvido através do choro, irritabilidade, dificuldade para dormir e comer. Às vezes vai agarrar ou torcer a orelha, revelando onde dói. Outros sintomas da otite são a febre, diarreia, dificuldade de audição e secreção do ouvido.

O tratamento consiste em utilizar antibióticos (sempre prescritos pelo pediatra) e aplicar calor na zona do ouvido para acalmar a dor, caso o bebé ainda não possa tomar analgésicos. Limpar-lhe o nariz com um aspirador nasal ou soro também é algo que lhe alivia e ajuda a reduzir a quantidade de líquido acumulado no ouvido. Deve manter o tratamento antibiótico durante o tempo que o médico indicar, mesmo que o bebé melhore, pois podem permanecer bactérias resistentes no ouvido.

A complicação mais grave que pode derivar da otite é a pressão do líquido acumulado e o pus que gera a infeção acabarem por perfurar o tímpano. Assim sendo, produz-se uma expulsão do líquido através do ouvido que pode estar misturada com sangue. No entanto, estas secreções tendem a curar-se por si só e, ao longo do tempo, não afetam permanentemente a audição, a menos que o bebé tenha otites frequentemente. Nesse caso, deve levá-lo ao otorrino.

O seu bebé já teve alguma otite? Como descobriu que era uma otite?

 

 

Também vai gostar de ler...

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.