DoençasHigieneSaúde

Como prevenir os problemas da pele do bebé

27 Fevereiro, 2018 0 comments

Dermatite, borbolhas, erupções cutâneas, eritema, sudamina, eczema… Há uma lista muito longa de doenças e distúrbios que podem afetar a pele do bebé. No entanto, a boa notícia é que pode evitar a maioria deles seguindo estas dicas simples. 

Por que é que a pele dos recém-nascidos é tão delicada? A pele do bebé começa a formar-se durante o primeiro trimestre da gravidez mas, quando nasce ainda não possui as mesmas características de resistência e capacidade de regeneração que a pele dos adultos. É por isso que ao toque suave, damos o nome de “pele de bebé”, para além de ser mais delicado. Apesar disso, com algumas precauções extra, pode evitar a maioria dos problemas de pele nos bebés. Quer saber como evitá-los em cada caso?

A Fralda

A zona mais sensível da pele do bebé é aquela que está coberta pela fralda, uma vez que a urina e o cocó, irritam imenso a pele e faz com que o bebé seja mais suscetível a erupções cutâneas. Para evitá-las, deve sempre usar fraldas do tamanho certo para o seu bebé e mudá-las imediatamente quando estiverem sujas.

Os tamanhos variam segundo o peso do bebé

Antes e depois de mudar a fralda, lave bem as mãos. Depois de limpar o rabinho e os órgãos genitais, é conveniente aplicar um creme de fraldas que proteja a pele. Se o seu bebé é sensível a fraldas descartáveis, pode usar fraldas ecológicas feitas de materiais naturais ou fraldas de pano de algodão laváveis.

A roupa

A roupa de bebé é outro elemento suscetível de criar irritações e problemas na pele do bebé. Por isso, recomendamos usar roupa de bebé de algodão natural, já que los tecidos sintéticos são menos transpiráveis e levam mais compostos químicos.

Certifique-se de cortar as etiquetas e de vestir o seu bebé com roupas do seu tamanho, uma vez que as costuras e roupas que estejam muito largas ou apertadas podem causar fricção. Quando se trata de lavar a roupa do bebé, é melhor fazê-lo à mão e usar sabonetes neutros ou específicos para roupas infantis. Os detergentes industriais e amaciadores deixam resíduos em roupas que mais tarde entram em contacto com a pele. Quanto aos sapatos, só deve calçá-los após seis meses e devem ser do seu tamanho e de pele.

O banho

O banho é um momento divertido e relaxante para o bebé, mas também envolve a exposição de possíveis agressões cutâneas. Por esse motivo, não é necessário dar banho ao seu bebé todos os dias. Quando preparar um banho, regule a temperatura da água para 20-22 ° C, não deixe que o bebé esteja submerso mais de 5 minutos e use um sabão que seja hipoalergénico, bem como uma esponja natural apta para bebés. Se o seu bebé tiver uma crosta de leite, deve usar produtos específicos. Após o banho, deve secá-lo imediatamente com uma capa especial de banho ou envolvendo-o com uma toalha de algodão, sem esfregar a pele. Após o banho, é aconselhável aplicar um óleo de creme ou hidratante.

A comida

O que é que a alimentação tem a ver com a pele do bebé? Bem, pois mais daquilo que pensa! Em primeiro lugar, os alimentos que consome podem gerar reações alérgicas na pele do bebé, por isso é essencial seguir as tabelas de introdução de alimentos para evitar alergias e intolerâncias alimentares. Além disso, uma alimentação insuficiente ou pouco equilibrada podem causar distúrbios como borbulhas, aftas, pele seca, etc.

A alimentação também está relacionada, em muitos casos, com a pele atópica. Por outro lado, depois de comer, deve lavar-lhe o rosto e as mãos do seu bebé, pois os restos de comida e principalmente o leite podem causar erupções cutâneas.

O passeio

Os bebés devem sair todos os dias, se possível, mas devem estar sempre protegidos do frio e do sol. Como? Use roupas adequadas para cada estação do ano, bem como um creme protetor para bebés tanto no inverno como no verão. Não se esqueça de levar o capuz, a capa de chuva ou o guarda-chuva… Nunca sabe em que momento o tempo pode mudar drasticamente!o/capas-de-chuva/

O seu bebé já teve algum problema de pele? Partilhe a sua experiência!

Também vai gostar de ler...

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.