Dicas e sugestõesNossas marcas

PEQUENOS NADADORES: DICAS PARA APROVEITAR AO MÁXIMO A PISCINA EM SEGURANÇA

2 Julho, 2018 0 comments

piscina huggies

Não tenha medo de levar o seu bebé à piscina: eles adoram a água! Pense que o bebé passou nove meses a flutuar no útero materno, por isso, a natação é uma atividade instintiva e benéfica para ele, desde que siga algumas dicas básicas. Está habituado/a a usar estas recomendações?

Embora alguns pais sejam um pouco relutantes no que refere a levar os bebés à piscina quando eles ainda são pequenos, a verdade é que a água é uma maneira das crianças se sentirem confortáveis e se divertirem, sempre e quando os medos iniciais tenham sido superados.

Os especialistas defendem que os bebés podem entrar na água depois dos seis meses. Quer seja um mergulho esporádico na piscina ou aulas de natação para bebés. Aproveitar a água com o seu bebé é uma boa ideia e tem benefícios interessantes:

  • Promove o desenvolvimento psicomotor: aprender a flutuar na água faz com que o bebé tenha de praticar as suas habilidades de equilíbrio e coordenação, bem como, a força necessária para superar a resistência à água.
  • Melhora a sociabilidade: brincar na água é mais divertido com outras pessoas, por isso, esta atividade ajuda a desenvolver as habilidades sociais. A água também exerce um efeito calmante e relaxante nas crianças mais “irrequietas”.
  • Estimula a mente: todas as crianças são fascinadas pela água e adoram experimentar para descobrir o que vai acontecer, como é o caso de submergir um brinquedo ou chapinhar na água. Este é o melhor centro de atividades para elas.
  • Promove a criatividade: para brincar na água não precisa de brinquedos, apenas um pouco de imaginação e bons companheiros para criar a melhor diversão.
  • Aumenta a confiança em si próprio: os bebés que se familiarizam com a água desde cedo não têm medo da água quando começam as aulas de natação. Eles também sofrem menos acidentes nas piscinas e nas praias.
  • Desenvolve os vínculos: partilhar um momento na piscina com a mãe e/ou o pai é uma experiência muito agradável para qualquer bebé, longe de interrupções, chamadas telefónicas, etc. É perfeito para incentivar o apego.

 

Para aproveitar os inúmeros benefícios da água, em total segurança, basta seguir algumas dicas simples (e de sentido comum) que resumimos agora. É óbvio que os bebés devem estar na água sempre acompanhados por um adulto.

 

Dicas para aproveitar ao máximo a piscina com os bebés 

Em primeiro lugar, é essencial escolher o lugar adequado para tomar banho com o bebé. As piscinas infantis são ideais para desfrutar de uns mergulhos tranquilos e seguros, ou a área mais baixa das piscinas para adultos (se não houver muita gente). O banho no mar é um pouco mais complicado e é recomendável deixá-lo para mais tarde.

baby huggies

Em segundo lugar, vista ao bebé uma fralda de fato de banho, até porque na maioria das piscinas públicas é obrigatório usá-la para estar com os bebés.
Como muitos pais e mães já descobriram, as fraldas normais não são adequadas para a piscina porque absorvem a água, incham e acabam por deixar escapar todo o conteúdo. Em contrapartida, as fraldas de fato de banho descartáveis Little Swimmers Huggies® evitam as fugas, graças às suas barreiras laterais que não incham na água. Além disso, possuem uma cintura elástica ajustável que as torna super confortáveis e fáceis de colocar e retirar.

Em terceiro lugar, faça aulas de piscina progressivas e de curta duração. Ajude o bebé a se familiarizar com a água de uma maneira gradual: primeiro molhe os pés e as mãos, depois um mergulho curto e, quando o bebé já o tiver controlado, poderá passar para os jogos e para a natação. Pense que os bebés arrefecem rapidamente na água, então, um banho de 15 a 20 minutos é mais do que suficiente nas primeiras vezes.

Em quarto lugar, não abuse dos brinquedos e acessórios para a água. As boias, as braçadeiras, os colchões de praia, as bolas insufláveis, entre outros, são muito engraçados e vistosos, mas não é preciso encher a piscina com eles para o bebé se divertir na água (e também não incomodar as outras pessoas). O que ele mais vai gostar é que os pais o segurem ao colo e lhe ajudem a descobrir um ambiente novo e divertido.

Veja neste vídeo um dos conselhos que Michael Phelps – o melhor nadador da história – para aproveitar a água ao máximo com o bebé.

Finalmente, depois o banho, enrole o bebé numa toalha ou capa de banho para evitar que ele fique com frio, lave-o (a água da piscina contém produtos químicos que podem ser irritantes quando a pele se seca) e vista-o imediatamente, até mesmo se for verão e estiver calor, já que eles ainda não regulam muito bem a sua temperatura corporal. Descarte a fralda de fato de banho (não devem ser reutilizadas) e coloque-a num recipiente para fraldas (se houver algum disponível), no caixote do lixo ou num contentor para outros resíduos (nunca deposite as fraldas usadas nos contentores amarelos ou azuis, pois estes não são adequados para o efeito).

O seu bebé gosta de água? Vai para a piscina com ele/ela? Partilhe connosco a sua experiência.

Também vai gostar de ler...

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.