ConselhosViagens

COMO VIAJAR DE CARRO E EM SEGURANÇA COM O SEU BEBÉ

17 Julho, 2018 0 comments

viajar com bebés

Sempre que viajar com bebés de carro, certifique-se de usar um adequado Sistema de Retenção para Crianças, e siga algumas dicas simples que tornarão a viagem mais confortável e agradável para todos. Diga-nos o que é que acrescentaria às seguintes recomendações?

Sem dúvida, o primeiro e mais importante conselho para viajar com o bebé em segurança é usar um Sistema de Retenção para Crianças (SRC) homologado, apropriado para a idade do bebé e devidamente instalado. Atualmente há uma grande variedade de Cadeiras de Auto para bebés com todos os tipos de desenhos e funções. Contudo, as mesmas podem ser inúteis se não as usar corretamente.

Para começar, escolha uma cadeira adequada ao peso e tamanho da criança:

*As idades correspondentes a cada grupo podem variar em função do peso e altura de cada criança. 

 

Ultimamente deve ter ouvido falar bastante sobre as Cadeiras de Auto para bebés que se colocam no sentido contrário ao da marcha. Esta classe de SRC tornou-se muito popular porque vários estudos indicam que oferece uma maior proteção em determinadas idades. No entanto, lembre-se que o uso de uma cadeira de auto no sentido contrário ao da marcha é obrigatório apenas nos sistemas de retenção para crianças do Grupo 0, o qual deve utilizar-se até o bebé alcançar 75 centímetros (consulte a tabela acima).  A partir daí, pode optar por uma Cadeira de Auto que se coloca no sentido contrário ao da marcha ou numa que se põe no sentido da marcha, de acordo com suas preferências, uma vez que, todos os sistemas de retenção para crianças vendidos no nosso país são válidos e passaram pelos controlos de segurança.

A cadeira do bebé deve de ir no banco traseiro 

Um segundo aspeto muito importante refere-se ao banco do carro onde deve colocar a cadeira do bebé. Embora ainda haja alguma confusão a esse respeito, os regulamentos são bastante claros: a partir do dia 1 de outubro de 2015, não é permitido instalar sistemas de retenção para crianças no banco da frente. Devem estar sempre no banco traseiro, se possível no centro do mesmo, porque é a parte do veículo que oferece maior proteção em caso de impacto lateral. Se viajar sozinha/o com o seu bebé e estiver preocupada/o por não conseguir controlar visualmente a criança, pode usar um espelho retrovisor para o carro (há também espelhos retrovisores para cadeiras que se colocam no sentido contrário ao da marcha).

retrovisor

Por outro lado, é essencial que a cadeira de auto seja devidamente instalada e ajustada. Assim sendo, é aconselhável escolher um SRC com Isofix, o qual permite uma instalação mais fácil e sólida do que as cadeiras que se ajustam apenas com o cinto de segurança. Se tiver um recém-nascido ou se estrear uma Cadeira de Auto, antes de fazer a viagem, certifique-se de praticar a instalação correta do sistema de retenção para crianças, de acordo com o manual de instruções, para evitar problemas antes de sair ou ter de parar a meio da viagem.

Além da cadeira, há outros acessórios que lhe ajudarão a tornar a viagem do bebé mais confortável e divertida. O sol pode ser incómodo para a criança, por isso, pinte as janelas traseiras do veículo ou coloque para-sóis (ou cortinas laterais) para protegê-lo da luz solar direta. Também é conveniente não agasalhar demasiado o bebé quando está dentro do carro, pois entre o aquecimento, o acolchoamento da cadeira de auto e o sol que entra pelas janelas, ele pode ficar com calor, até mesmo, se viajar no inverno.

para-sol

Como ocupar o tempo das viagens 

Para o bebé, uma viagem de carro pode ser muito longa, pois não se pode mexer na cadeira e muitas vezes os outros ocupantes não lhe prestam muita atenção. Por isso, um pouco de música, um brinquedo ou um jogo divertido para o carro são coisas que o vão ajudar a entreter-se e fazer uma viagem mais agradável. De qualquer forma, cada duas horas faça uma paragem para tirar o bebé do carro, dar-lhe algo para beber e comer, e mudar-lhe a fralda.

Quando viaja com o bebé no carro, qualquer imprevisto pode-se tornar num pequeno drama. Então, antes de sair, verifique a previsão do tempo e do trânsito, prepare a bolsa para ter tudo o que precisa (fraldas, biberões, roupas extras, etc.) e faça-se à estrada cedo, para viajar sem pressa e chegar antes de anoitecer.

 

Tenha uma boa viagem com o seu bebé!

Também vai gostar de ler...

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.