Amamentação

5 BENEFÍCIOS SURPREENDENTES DA AMAMENTAÇÃO PARA A MÃE E PARA O BEBÉ

7 Agosto, 2018 0 comments

 beneficios amamentação

O leite materno fornece toda a energia e nutrientes que um recém-nascido necessita para o seu adequado desenvolvimento durante os primeiros meses de vida.  Além de criar um vínculo único e especial com o seu bebé, também tem outros benefícios surpreendentes. 

Quando começa a amamentar é normal que lhe surjam muitas dúvidas.
Por exemplo: Durante quando tempo deve amamentar? A OMS recomenda a amamentação exclusiva, pelo menos, durante os primeiros seis meses de vida do bebé para que ele beneficie de todas as vantagens que isto tem.

Além disso, pode começar a amamentar, praticamente, desde o nascimento, e durante os primeiros meses o mais aconselhável é amamentar sob pedido, ou seja, quando o bebé lhe pede, sem definir um horário fixo. Tenha em conta que o metabolismo de um recém-nascido funciona de maneira diferente do metabolismo de uma criança ou de um adulto, por isso, ele pode precisar de ser alimentado a qualquer hora do dia ou da noite. Há muitos benefícios que a amamentação traz para o seu bebé, mas também para si. Enumeramos os mais surpreendentes, de acordo com os últimos estudos.

Benefícios da Amamentação para o Bebé
  1. O leite materno contém todos os nutrientes que o bebé precisa para os seus primeiros meses de vida, incluindo as defesas necessárias contra doenças e prevenção de alergias.
  2. Os bebés que são amamentados dormem melhor e mais seguido, porque o leite materno contém melatonina, uma hormona que favorece o sono.
  3. O leite materno é mais fácil de digerir e assimilar do que o leite em pó. Isso facilita a digestão e previne as cólicas, os problemas intestinais, entre outros.
  4. Também reduz o risco de obesidade infantil. Quanto mais tempo amamentar o seu bebé, menor é o risco que ele corre de ser obeso quando for mais crescido.
  5. A amamentação cria um vínculo entre o bebé e a mãe que favorece o apego seguro
Benefícios da Amamentação para a Mãe
  1. Ajuda-lhe a recuperar a silhueta porque “queima” até 500 calorias por dia. Desta forma, o seu corpo regressa mais rápido ao peso que tinha antes da gravidez.
  2. O leite materno é grátis. Esta é uma poupança importante quando comparada com os gastos que implicam uma alimentação com leite de fórmula.
  3. O leite materno está sempre pronto para beber e na temperatura ideal. Não requer preparação ou recipientes especiais.
  4. Ajuda a ter uma maior ligação emocional com o bebé protegendo a mãe de uma temida depressão pós-parto.
  5. Ajuda a fortalecer os ossos, reduz a possibilidade de ter cancro da mama, aumenta as reservas de ferro, etc. E além destas vantagens existem, ainda, muitas outras para a sua saúde.

 

De qualquer forma, se não conseguir amamentar o seu bebé (como por exemplo, quando regressa ao trabalho), lembre-se que tem a possibilidade de extrair o leite materno e dar o mesmo no biberão ou combinar o peito com o biberão (amamentação mista).

Também vai gostar de ler...

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.