EducaçãoNa escola

COMO ESCOLHER A CRECHE / INFANTÁRIO DO SEU FILHO

13 Agosto, 2018 0 comments

infantario

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A decisão de começar a levar o seu bebé para a creche não é nada fácil, embora muitas vezes não haja outra opção. Então vale a pena escolher um jardim-de-infância que lhe inspire confiança e que saiba que vão cuidar bem do seu filho. 

Recomenda-se que inicie a pesquisa do jardim-de-infância alguns meses antes para poder comparar. Normalmente, escolhemos uma escola para crianças perto de casa, por conveniência; mas já se perguntou se seria mais prático perto do trabalho ou da casa dos avós? Dependendo de quem vai lidar com o desgaste e levar o bebé diariamente. Também é interessante que a creche tenha uma programação variada e qeue lhe dê a possibilidade de deixar o seu filhote mais horas, caso necessitar.

É muito importante que a creche esteja registrada e com todas as licenças em ordem. Os educadores e os professores devem possuir as qualificações adequadas e têm um projeto educacional que procure o desenvolvimento do bebé. Já que a sua função é estimular o seu filho e não simplesmente “entreter” enquanto estiver no trabalho.

O número de alunos por turma deve ser tão pequena quanto possível, até 8 bebés por cuidador é recomendado em crianças com menos de 12 meses. Pense que quanto menos crianças houver, mais e melhor atenção o seu filho receberá. Da mesma forma, os alunos da mesma classe devem ter idades semelhantes.

Visita ao jardim de infância

Além de garantir que tenha estes requisitos mínimos, é essencial que faça uma visita anterior ao sítio para conhecê-lo:

Verifique se os espaços e se as salas de aula são grandes, limpas e bem iluminadas. O parque infantil deve ser exclusivo para crianças, no exterior e ter elementos de jogo seguros e áreas sombreadas. Todos os espaços devem ter medidas de segurança: tampas nas tomadas, proteções nas portas, escadas e janelas, casas de banho adaptados às crianças, etc.

Também pedir o serviço de jantar: se eles têm a sua própria cozinha pedir para ver; Se a comida for servida por uma empresa externa, descubra como são os cardápios e quem os decide e supervisiona. Outro aspecto importante é como os cochilos são organizados, que sistemas de repouso eles usam, quem é responsável por monitorá-los, o que acontece se um bebê não quiser dormir ou adoecer, etc.

Não deixe o jardim de infância sem ter esclarecido todas as dúvidas que tenha, se necessário, elabore uma lista previamente. Por fim, peça a outros pais e vizinhos da zona que dêem a sua opinião sobre o centro para obter mais informações antes de tomar uma decisão. É importante acertar!

 

Quais as razões que escolheu o jardim de infância do seu bebé? Está feliz com a sua escolha?

 

Imagem: /\SLM em Flickr

Também vai gostar de ler...

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.