AlimentaçãoAmamentação

SABE SE O SEU BEBÉ TOMOU LEITE SUFICIENTE?

6 Agosto, 2018 0 comments

leite bebé

Será que ainda tem fome? E que estou a dar leite suficiente? Esta é uma pergunta que provavelmente já fez, a si própria, mais do que uma vez, quando alimenta o seu bebé. É natural! Porém, esta questão tem uma resposta fácil, quer lhe dê o biberão ou o peito. Vamos ver como obter a resposta em cada caso. 

Alimentação com Biberão

É claro que, quando alimenta o bebé com o biberão, é mais fácil saber se ele tomou a quantidade necessária. Para tal, basta dar-lhe a quantidade recomendada nas tabelas de instruções de acordo com a sua idade e peso.

Regra geral, se o bebé terminar a dose indicada não deve ficar com fome. Embora seja certo que durante os primeiros meses, os recém-nascidos passam por fases de maior crescimento, nas quais aumentam a sua necessidade de leite e tornam-se mais comilões. Nesse caso, pode aumentar temporariamente a quantidade do biberão, embora não seja recomendado exceder sistematicamente as quantidades indicadas, de forma a evitar o excesso de peso. Por outro lado, se ele não terminar o biberão de vez em quando, não deve ficar preocupada ou forçar o bebé a comer. Isto seria alarmante se acontecesse continuamente. Se assim for, consulte o seu pediatra.

Amamentação com peito

Se está a amamentar é mais difícil saber se o seu bebé toma o leite suficiente. Porém, quando o bebé pede o peito muitas vezes, isto pode ser um sinal de que não está a mamar corretamente ou que a sua produção de leite não é suficiente. Nesse caso, certifique-se de adotar a postura certa para amamentar, aumentar a frequência das tomas ou dar-lhe o biberão como algo suplementar.

Os extratores de leite são um dispositivo muito útil caso deseje estimular a produção de leite, já que tirar leite estimula a sua produção e assim quando for o momento para amamentar terá muita quantidade para oferecer ao seu bebé. Veja o nosso artigo sobre as vantagens das bombas tira leite aqui.

No entanto, no resto dos casos, pode ter a certeza de que o seu filho recebe o alimento que necessita quando ganha peso de acordo com a curva normal de desenvolvimento, reage aos estímulos, aguenta pelo menos duas horas entre cada toma e molha regularmente as fraldas com uma urina clara (se fosse muito amarela, significaria uma possível desidratação devido ao pouco leite que recebe).

Em suma, não fique obcecada com as quantidades e com as doses diárias: a melhor maneira de confirmar que o bebé comeu o suficiente é verificar se ele é saudável e ativo como deve ser uma criança da sua idade.

 

Já teve problemas para alimentar o seu bebé? Que conselhos nos dá?

Também vai gostar de ler...

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.