Uncategorized

QUANTO TEMPO PASSA COM OS SEUS FILHOS?

19 Novembro, 2018 0 comments

FILHOSO Dia Universal da Criança é comemorado a 20 de novembro, sendo que um dos direitos reivindicados é que as crianças podem passar o tempo que precisam com os seus pais. Como faz a gestão do seu dia a dia com os seus filhos? Gostaria de passar mais tempo com eles? Dê uma olhadela nas dicas que podem ajudá-lo a estar mais um bocadinho com eles.

O Dia Universal da Criança foi criado em 1959 para comemorar a adoção da Declaração dos Direitos da Criança das Nações Unidas. Este manifesto, poderá vê-lo aqui, contém uma série de direitos fundamentais para as crianças: direito à alimentação, proteção, saúde, educação, etc. No entanto, contempla outros direitos menos conhecidos, como por exemplo o direito de desfrutar do amor e da compreensão de seus pais e de não se separar delas, exceto em casos excepcionais. Parece lógico, certo?
Na Europa, felizmente, a maioria das crianças têm os seus direitos básicos de sobrevivência e proteção garantidos. No entanto, no que diz respeito ao tempo que passamos com as crianças, este deveria ser superior. Na teoria resulta fácil mas na prática, devido às longas jornadas de trabalho, à falta de medidas de conciliação e à escassa ajuda em muitos países este tempo vê-se reduzido.

Veja as nossas dicas para ajudá-lo a arranjar alguns minutos ou até mesmo uma hora extra para se dedicar a estar com os seus pequeninos:

Planifique os seus horários

A primeira chave para poder passar mais tempo com seus filhos é planear cuidadosamente os horários e tentar dividir as tarefas domésticas e o cuidado das crianças. Por exemplo, se um dos dois chega em casa depois do trabalho, quando a criança já estiver a dormir, encontre uma forma de compensar e deverá acordá-lo, vestí-lo ou levá-lo à escolinha. Durante este pequeno período na manhã pode fazer toda a diferença e não vai perder nada do seu filho.

Não abuse dos extracurriculares

Durante a semana, o tempo de lazer disponível para as crianças concentra-se nas tardes depois da escola. Normalmente preencher o dia da criança com atividades extracurriculares muitas vezes ajuda-lhe a colocar um pouco de ordem, no entanto, perde a oportunidade de passar algum tempo com os seus filhos.
Encontre um equilíbrio entre as atividades fora do horário escolar e o tempo que elas precisam estar com os pais. Leve-as ao parque, a tomar um lanche ou ajude-as com o trabalho de casa.

Brinque com eles sempre que puder

Ao contrário do que se pensava antigamente, brincar não é totalmente uma perda de tempo: é uma atividade essencial para desenvolver capacidades físicas e mentais da criança (conheça os brinquedos preferidos para cada idade).  Não precisa de ter mil brinquedos para que o seu filho brinque, já que o eles mais valorizam é brincar com os pais, inventando a própria diversão.

Desligue a televisão

Apesar da “tentação” de poder desfrutar de um tempo calminho em casa, não deve usar a televisão ou dispositivos móveis para entreter as crianças sistematicamente. As horas que as crianças pequenas passam coladas nestes aparelhos, diminui as tarefas escolas e a interação com outras pessoas. Quando brincar com eles, desligue a TV e coloque o telemóvel em silêncio. Seja o primeiro a dar o bom exemplo.

Estabeleça momentos em família

Estabelece atividades rotineiras da família que possam fazer diariamente ou semanalmente, segundo a disponibilidade. Por exemplo, almoçar e jantar juntos ou ler uma história para dormir. Durante as refeições, em vez de colocar a TV, incentive o hábito perguntar a cada membro da família, o que é que fizeram durante o dia. São pequenos momentos que não parecem uma grande coisa separadamente, mas certamente alguns anos depois, estes serão recordados.

Organize os planos com antecedência

Nos finais de semana, feriados e férias, organize as atividades familiares com antecedência. Não têm que ser planos excessivamente elaborados, como ir a museus, parques de diversões ou excursões: as crianças muitas vezes valorizam mais a possibilidade de passar uma tarde em casa a brincar um jogo de tabuleiro ou a preparar um bolo consigo. O importante é planear alguma atividade de lazer para que a preguiça não os pare.

Gasta todo o tempo que gostaria com seus filhos? Conte-nos quais são as suas atividades preferidas!

Também vai gostar de ler...

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.